Quando fazer o teste de Gravidez?

A entrada neste mundo novo, estranho e esquisito não é quando engravidamos... É antes.. Quando decidimos engravidar!
(Ou então quando engravidamos para quem não decide e simplesmente descobre que já está!) Mas para a maioria é quando decidimos. São desde logo mil e uma preocupações, começam logo as idas ao médico, a tomar vitaminas, a ler e pesquisar sobre o assunto... Enfim, começa logo. 
E das primeiras coisas que descobrimos é que temos imensas dúvidas e questões, ainda que nos tenhamos preparado, faltou-nos isto e aquilo, não nos lembrámos do factor y ou x... 
Há muita coisa que não sabemos. A mim, soube-me bem ter uma irmã recém mamã e a quem pude perguntar tudo e mais alguma coisa sem restrições nem pudores. Ainda assim, perguntava a ela e perguntava àquela outra colega a mesma coisa, e ainda ia ver na net e perguntava ao grupo virtual das mães (Já vos falei delas...)... Perguntei por todo o lado para saber diferentes opiniões e pareceres. 

Agora fazem-me perguntas a mim. 
Sendo que não sou obstetra e nunca poderia vir a ser (Eu desmaio só de ver sangue ok!?) sou livre de dar a minha opinião e de contar a minha história. 
Pelo que me chegou a questão: "Quando fazer o teste?"

Sempre que te der na real gana! 
Por um lado, deves tentar controlar a ansiedade porque não ajuda muito a que consigas engravidar... Por outro lado, se tens dúvidas, porque é que não hás-de fazer um teste?! Fazer o teste não faz mal... é só fazer xixi para um pauzinho, de onde pode resultar 1 ou 2 riscas... ou se fores desastrada como eu, molhas tudo, incluindo as mãos e todo o pauzinho fica cor-de-rosa :P - Se és destas, faz para um copinho e molhas o pauzinho no copinho...
Mas se tens um atraso, e queres fazer o teste: FAZ! 
No meu caso, tinha um atraso de 1 dia... na realidade nem 1 dia era, era mais umas horas, e fiz o teste. 

Para todos os efeitos é sempre preferível saber o quanto antes se estás grávida, para que possas adequar o teu comportamento (alimentação, esforços, álcool e tabaco, vitaminas) à tua nova condição. 

Antes do positivo fiz também um teste (que deu negativo) quando ainda nem um atraso tinha. Ia passar um fim-de-semana fora, que sabia que ia envolver esforço físico, muito pó, bebidas alcoólicas, pouco sono... (Até parece que sou uma grande maluca, mas não, fui só a um festival ok?!), e como sabia que não eram comportamentos adequados para uma futura mãe fiz o teste para me certificar que não estava grávida. 
Certo é, que devemos optar por um estilo de vida saudável, logo quando decidimos engravidar e não estar à espera do positivo para isso. Ou correm o risco de cometer um deslize como eu aqui 

Conclusão... Tens dúvidas não tens? O corpo é teu não é? Não dói nem faz mal pois não? ENTÃO FAZ A PORRA DO TESTE QUE ATÉ EU JÁ ESTOU CURIOSA :P

E pronto. Espero que tenha sido útil. E por mim, estão à vontade para vos contar mais pormenores sórdidos desta coisa que me tem vindo a acontecer nos últimos 8 meses :P 

Comentários

Mensagens populares