As manhãs das mães que trabalham!


Já aconteceu, mais do que uma vez, chegar ao trabalho logo pela manhã e dizerem-me que estou com um ar cansado…

Admira-me que não aconteça mais vezes.

A verdade é que as manhãs para as mães que trabalham são muito mais exaustivas que o resto do dia inteiro.

O relógio aperta e continua a ser sempre o nosso maior inimigo. Não importa o quão cedo acordamos, o tempo a contar é sempre um problema. 

Além disso, acho que custa imenso a qualquer uma de nós, acordar os pequeninos, tão pequeninos, tão cedo… (a mim, custa-me acordá-lo seja a que horas for…)

Depois de acordar, há todo um mundo de coisas para fazer, enquanto o relógio insiste em apressar-nos.

Lavar caras e dentes, tomar pequeno-almoço, vestir e calçar, e lá por casa sendo que ele ainda não faz nada disto sozinho, eu tenho que fazer pelos dois!

Não é uma questão de preparar roupas na noite anterior, esse é o menor dos meus problemas. A maior dificuldade é que eles não entendem a pressa, e demoram o seu tempo. E quanto mais pressa temos, mais eles demoram. E é mesmo muito difícil não perder a paciência nestas alturas. 

Quando muito tempo depois, lá estamos despachados para sair de casa, o drama não acalma. O meu filho, dá-se ao luxo de parar para cheirar as flores antes de entrar no carro – isto para quem está à beira de um ataque de nervos, é mesmo muito difícil de lidar!
Entramos no carro e enfrentamos a ic19 – a estrada mais congestionada do país! Que bom!
Rumamos à escola, no meio de musicas do panda, perguntas sobre o sol, e se tudo correr bem conseguimos chegar lá, sem ter que parar no meio da estrada porque ele deixou cair a chucha, ou o cão de peluche, ou quer fazer xixi, ou sei lá eu o quê!

Chegamos à escola e faz o drama habitual… Esconde-se nas minhas pernas, muita vergonha, faz-se de difícil, apenas para me reter por mais uns bons 10 minutos, até se esquecer da minha existência e lá ir contente brincar. São horas de correr! Corro que nem louca para o carro, porque com tudo isto estou atrasada, e acelero na esperança de não apanhar 15 semáforos vermelhos no caminho para o trabalho. 

Chego, ponho a mala do portátil às costas e lá vamos nós.

Entro no trabalho, acelerada, suada, cansada… O meu dia já começou há 2 intensas horas, e já me sinto de rastos.

E assim de rastos, começo o meu dia de trabalho! 

Sigam também no Instagram





Imagem: I/O Advisory Services

Comentários

Mensagens populares