Desculpem-me, mas desta vez não contem comigo

Tenho tentado abster-me de falar sobre os incêndios. A ultima vez que falei sobre o tema, senti que me desviei demais sobre o tema do blog. Mas desta vez, o tema veio a até mim. 

Não vou comentar o sofrimento de quem viveu o inferno dos últimos dias, porque quem sou eu para o fazer?! Quem sou eu para expor sentimentos sobre uma situação que não vivi... Não consigo. Não consigo sequer imaginar... 

Também não vou aqui apontar dedos e acusar culpados, não me cabe a mim esse papel. Mas sabem que mais?! Também o meu filho não tem que pagar por um conjunto de culpados. 

Agora circula pelas redes sociais o seguinte apelo: 


Quando o vi pela primeira vez, pensei: "Giro!", mas pensando bem sobre o assunto, Desculpem-me, mas desta vez não contem comigo.

Todos os bens do Vasco são reutilizados. Tudo o que alguma vez lhe pertenceu, foi doado a quem precisa e a quem não tem. Desde roupas, a brinquedos, acessórios... Esporadicamente, quando compro fraldas, compro um pack extra para doar... o mesmo com toalhitas, soro, cremes e vários artigos de higiene. 

No Natal (mesmo no primeiro em que tinha apenas 5 meses) é feita uma escolha de brinquedos menos usados e doamos a quem não tem. Faço questão que ele venha comigo entregá-los para que perceba que é um menino com sorte, e que deve partilhar e ajudar sempre que puder. 

Faço voluntariado várias vezes por ano. Compramos no comercio tradicional. Compramos, porta-chaves, e lápis de côr para ajudar várias instituições. Doamos comida, e raramente deitamos alguma coisa da nossa casa para o lixo, porque optamos sempre pelos pontos de recolha, para mais uma vez servir a quem não tem. 

Faço questão que o meu filho participe em muitas destas actividades e quero ensiná-lo a ser solidário! 
Já plantámos muitas árvores e plantas e muitas mais plantaremos no futuro. Mas não vou permitir que  meu filho "pague" porque um adulto, decidiu pegar fogo a uma floresta,que um adulto falhou em precaver, e que um adulto não conseguiu salvar, porque um adulto não lhe deu meios para tal. E ainda assim, um adulto não condena estes criminosos... 

Desculpem-me mas não podem ser sempre as crianças a pagar os erros dos adultos. 

Vamos mais uma vez participar nas doações para as vítimas, na ajuda a quem precisar. Vamos, quando nos aprouver, passar um fim de semana na praia das Rocas para reabilitar o turismo, e vamos certamente visitar o para sempre Pinhal de Leiria. 
Vamos plantar tantas árvores quantas conseguirmos. 
Mas o meu filho, que tão novo já dá tanto, não tem que ficar sem a prenda de Natal. 

Ele vai receber a prenda de Natal da empresa e a da escola também. Porque se os adultos quiserem plantar árvores, não deveriam depender de catástrofes nem das crianças para o fazer. 

Comecemos por dar o exemplo. 






Para quem quer ajudar, pode recorrer aos CTT's: Vejam tudo aqui

Comentários

  1. Olá Ana...
    Por acaso, tal como tu, achei engraçada a ideia.
    Agora, lendo o teu post, vejo-me inclinada a concordar contigo. Porque tem eles de "pagar" pelo erro humano :(
    È uma tristeza, sim... não faço a pequena ideia do que passaram, e no que puder ajudar, ajudarei, mas realmente "privar" os pequenos" em prol dos erros dos "grandes" é um pouco mau...
    Mas vamos la plantar árvores, sim, vamos, é bom e saudável...
    Beijinhos e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  2. Está a ver aqueles eventos anuais do género de "vamos limpar as florestas e as praias"? É uma iniciativa muito bonita e muito útil, mas recuso-me a participar! Não contem comigo! Nunca na vida deitei lixo para o chão, faço separação do lixo desde 1998 (das pessoas que conheço, ninguém começou tão cedo), preocupo-me com o reduzir e reutilizar todo os tipos de material, já tentei fazer compostagem mas não deu (longa história), etc, etc. Por isso pergunto-me: por que motivo hei-de ir sujar as minhas mãos a limpar florestas e praias, lixo que os outros deixaram? Quem quiser, muito bem. Eu não vou!! Já faço a minha parte todos os dias.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares