Montessoriando#3 - Um Cantinho só para ele (com dicas)

Como o Montessori tem sido um sucesso cá por casa, continuamos a investir nesta área.

Depois do sucesso da Torre de Aprendizagem que falei aqui, criámos um cantinho da higiene!

A ideia é mais uma vez, brincar a aprender, e criar-lhe alguma autonomia e sensação de realização ao fazê-lo acreditar em si, confiar e fazê-lo capaz de desempenhar pequenas tarefas!

Ele gosta! Imenso.

Atenção que isto não implica menos trabalho… pelo contrário. Deixar uma criança brincar livremente numa casa de banho com pasta dos dentes, cremes, e água é uma receita para o desastre.

Dá muito trabalho, ensinar, ser paciente, explicar vezes sem conta, saber esperar e tudo mais. É uma aprendizagem para o filho e para a mãe!
Ele gosta e eu estou feliz!

Criámos este cantinho e revelou-se uma excelente aposta!



Dicas:

  • o   Ao contrário do que possam pensar, não é preciso viver numa mansão para criar algo assim. No meu caso o wc até é bastante pequeno, mas lá conseguimos arranjar um cantinho, é por uma boa causa.

  • o   Não é preciso pensar em torneiras ou canalizações. Aqui usámos uma simples saladeira do IKEA onde coloco água na altura de utilizar.

  • o   A base pode ser qualquer uma. Desde uma mesa pequena, a uma mesa-de-cabeceira…

  • o   Aqui fizemos um buraco para encaixar o “lavatório” mas não é requisito obrigatório. Podem apenas colocar em cima, encontrem para vocês a melhor solução, colado, quadrado, redondo, de plástico ou metal… um sem fim de opções!

  • o   Falta aqui um espelho, que é uma peça importante.



Como é que é? Vão pôr mãos à obra?! Não se esqueçam de depois mostrar os resultados… 

Comentários

Mensagens populares