#11 Mães há muitas! – Mãe Solteira

Ela é Mãe, Pai e mulher ao mesmo tempo. Quando o Pai da sua filha optou por outra vida, ela arregaçou as mangas e cumpriu os dois papéis para que não faltasse nada à filha! Conta com um pilar, o seu Pai, porque a mãe também partiu de forma precoce. 
Ela vai à luta, todos os dias, e eu acho que ela está a vencer.

Apresento-vos, a Carina:


*Quem é a Carina, além de mãe da Mariana?

Sou mais mãe do que Carina desde que a Mariana nasceu. Mas também me desdobro em 3 e 4 para tentar gerir isso. Trabalho muito com horários complicados. Como sair algumas vezes às 21:30 que são sempre mais 22:00 e ter ainda que ir adormecer a Mariana, tarefa difícil, já que dormir não é com ela. Para além disso não saio muito, quase nada! Há anos que não janto com amigas ou uma simples conversa de café. Não é fácil ser mãe e pai e ser ainda só a Carina. 

*A Mariana trocou as voltas à tua vida, foi uma boa "decisão"?
A Mariana foi programada, foi uma decisão conjunta com o progenitor dela, que não tem outro nome sem ser este. Mudou a minha vida por completo uma volta de 180 graus. Dá-me muito trabalho, ocupa-me a vida toda mas sem dúvida foi a melhor decisão da minha vida. Amo ser mãe e pai apesar de todos os momentos menos bons que tenho, vencida por cansaço…Mas ela esboça me um sorriso e mostra-me que tudo vale a pena.
 Mesmo que não sendo fácil, um dia ou outro que pensamos em desistir de tudo,  ou em que pensamos “Porquê eu?” ou “Porquê a mim?”, mas sem dúvida que apesar da Mariana ser uma criança muito enérgica é uma menina meiga e dócil e a melhor decisão de toda a minha vida. Apesar de termos sido abandonadas quando ela tinha apenas 4 meses pelo pai dela, eu não me arrependo nem um dia de ter tomado a decisão de ter sido mãe da Mariana.

*O Pai da Mariana só viu a pequena 15 dias depois de nascer... Com as hormonas baralhas, passaste-te com ele certo?
O pai da Mariana, esteve presente no dia da cesariana porque insisti bastante como ele na altura, caso contrário nem no dia que ela nasceu estaria presente. Depois lá se convenceu que seria melhor ver a filha quando nascesse. É uma pessoa muito egocêntrica e egoísta. Foi na altura o pai que escolhi para a minha filha, não é o melhor nem de longe nem de perto, mas estávamos casados e eu achava que sim, e com as cabeçadas da vida é que aprendemos, e sem dúvida que ele me deu uma grande lição de vida. É triste para mim ver a minha filha a falar do papá, mas sem saber o significado dessa palavra. Conheço-o mas se eu lhe ensinasse "António" era o que ela lhe chamava... Papá não passa de uma palavra sem significado para ela. Na altura quando ficou os 15 dias após o nascimento da filha sem a ver, não me passei, só o chamei a razão!
Sabem como e ser mãe de primeira viagem, estamos demasiado concentradas nos nossos filhos esquecemos nos um pouco do mundo lá fora, e tudo é  uma aprendizagem ... Depois o meu pai dizia me "Filha, não é normal um pai que tem um recém- nascida em casa não vir visita la.” 


*Como  é ser mãe e Pai ao bem tempo?
 Não é tarefa nada fácil... Confesso! É cansativo chega a ser esgotante. Há dias que choro, outros em que tenho mais forças. É dar amor e carinho, e por outro lado e também dar lhe educação e limites não é muito fácil fazer os dois papéis mas com amor de mãe tudo se consegue. O segredo é nunca desistir e não perder forças porque ela merece tudo de mim e o melhor de mim. 

*O Pai da Mariana não vê sequer da filha, ela pergunta? Como geres o assunto Pai com ela?
O assunto pai não é muito falado entre nós. Ele é jogador de futebol logo nunca está no país, mas raramente pergunta por ela, seja por mensagem ou uma simples vídeo chamada. Quando o faz, a Mariana nunca quer falar com ele, esconde-se atras de mim para não olhar para o telemóvel. Quando ele liga até a tento "obrigar" a falar com ele, para ele nunca lhe mentir ao dizer que fui eu que nunca deixei a Mariana ter ligação com o pai. Disso ele nunca me poderá acusar. Não fala mais porque não quer, não a vê mais porque não quer! Eu sempre fiz força para isso, em prol da felicidade futura da Mariana. Pode ter mil defeitos e ser só um progenitor mas não deixa de ser o seu pai! 

*O teu Pai foi o teu pilar, achas que terias conseguido sem ele?
O meu pai, foi e é o meu pilar, meu e da Mariana! O meu pai é um avô 1000 estrelas, também faz de avô e avó, não tenho mãe há 8 anos, dado que faleceu, com Cancro. Não é fácil, mas ele há 4 anos que tem estado connosco. Nem quero pensar no futuro… É um dos pais que devia ser imortal. Sem ele nas nossas vidas nós não somos nada. Quando eu saio tarde, ele vai buscar a Mariana ao colégio, dá-lhe banho, jantar tudo como uma autêntica avó. Ele é o melhor pai e avô do mundo. Tem um amor gigante pela neta. Ele é que me acompanha nas consultas no Pediatra, médica de família, e nas vacinas. Confesso que sou uma mãe que não consegue ver nem segurar a filha para levar picas… ele faz esse trabalho por mim. A Mariana adora-o, ele brinca com ela a tudo, ajuda me também a educa-la e ela até o respeita mais do que a mim.

*O pai da Mariana, pediu-te para ser Pai, para depois desistir e desaparecer, isso abalou a tua confiança nos homens?
Quem me pediu para ser mãe, foi mesmo ele. Um dia estávamos almoçar e disse me " estamos tão sozinhos aqui podíamos ter uma filho(a)”. Disse lhe que não na primeira vez, porque ele jogava à bola , não era uma vida certa, não queria andar de um lado para outro com uma criança nos braços. Depois pensei muito refleti e já tinha 29 anos achei que poderia também ser altura certa. Lá cedi e engravidei... Mas passei os 9 meses sozinha, ia a consultas ou com o meu pai ou com a minha melhor amiga, ele se foi acompanhar me a 2, 3 foi muito. Hoje sou excessivamente desconfiada, com homens e o meu namorado sofre horrores. O pai da Mariana enganou me com outra rapariga, fiquei sem confiar em ninguém mesmo. O meu namorado tem uma paciência de Santo. Não é fácil mesmo ganhar confiança, achamos que tudo é igual que nos vai acontecer o mesmo outra vez, que nos vão mentir enganar, magoar e vamos voltar a sofrer. Mas sei que é errado…Ninguém é igual a ninguém mas não é fácil mudar este escudo de defesa que ganhamos. 
*Esqueceste -te de ti, enquanto eras Mãe e Pai?
No início do divórcio sim e durante 1 ano nem a uma cabeleireira fui.Só vivia para o trabalho e para a Mariana, Ainda vivo para a Mariana mas já vou ao cabeleiro, já faço unhas de gel. Voltei a maquilhar-me…Não são momentos porque não podemos deixar de ser mães só porque temos filhos, mas eu como sou mãe e pai achava que tinha de fazer o meu "papel" e o dele para ela não sentir a falta. E assim, no início até aprender a viver com isso esqueci-me um pouco de mim. 


*Achas que sabes ser mãe?
Com toda a certeza SIM sei. Ninguém nasce a saber ser mãe, eles não trazem livro de instruções! Mas aprende-se com o dia-a-dia! Com o tempo,  e eu fui obrigada a aprender ainda mais rápido quando me vi sozinha com ela. Uma vez tinha ela 15 dias de vida, chorava… chorava tanto… Não conhecia ainda os choros! Dava-lhe peito, não queria, tentava deixa-la dormir também não era sono. Decidi ligar ao meu pai. Fomos a correr para as urgências, mandam-me entrar e a pediatra de serviço diz-me assim "dispa a Mariana sff vamos oscultar " Despi a Mariana ela observou-a, mexeu-lhe na barriga dobrava-lhe as pernas e desdobrava, até que se vira para mim e diz-me "É mãe de primeira viagem não é?" Eu como e óbvio respondi sim, e então respondeu-me "Nota-se mãe, a Mariana não tem mais nada que cólicas…" Eu senti me tão pequenina…Como não deduzi logo em casa isso?  Mas aqui é que senti mais falta da minha mãe, porque se estivesse ali, eu não teria dado barraca tamanha. Mas respondi a doutora "posso não saber ainda quando a minha filha chora por dor ou por fome, mas vou ser a melhor mãe que ela poderia ter tido. E acho que estou a consegui-lo”

Ninguém é perfeito mas sei quando ela crescer vais sentir orgulho na mãe que tem !


Comentários

  1. Olá.
    Tenho uma história tão parecida que até arrepia...
    Pode partilhar comigo o contacto ou email da Carina, gostava de falar com ela.
    Muito obrigada,
    Mónica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Vou perguntar à Carina. Envia-me o teu e-mail através do formulário de contacto do blog, e se ela tiver de acordo depois respondo-te. Beijinhos!

      Eliminar
  2. Eu admiro tanto estas mulheres. Porque tendo a noção do desafio que é criar uma criança nem imagino como será fazê lo sozinha. Muita força Carina! Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Conheço a Carina... É uma força da natureza em vários sentidos! Linda por dentro e por fora!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares