O que aprendi até agora...

Já falámos aqui em como toda a gente nos dá conselhos quando estamos grávidas. Após o primeiro filho, todas as mulheres se tornam obstetras. Mas se há coisa que eu também sempre disse, é que somos todas iguais e que acabamos todas por fazer o mesmo, até aquelas coisas que nos irritaram quando nos fizeram a nós. 
Assim, decidi compilar aqui algumas coisas que aprendi. Podem ou não servir a quem esteja a pensar engravidar ou esteja grávida de menos tempo que eu. Verdade seja dita, nunca quis ser diferente... gosto de ser igual a toda a gente :)


  • Estar grávida não dói, mas incomoda.

Os incómodos ou desconfortos da gravidez, vão mudando a cada trimestre (ou não) e podem ser mais ou menos intensos, mas mesmo para quem tem incómodos leves como eu, ao fim de alguns meses nisto.... é.... chato! Há dias que são exaustivos, nem que seja porque nós é que não estamos com paciência para eles.


  • As hormonas vão dar cabo do teu discernimento

Não sempre, nem durante a gravidez toda, mas lá haverá um dia ou outro em que as hormonas vão levar a melhor. Não lutes com isso. Aceita-o! Chora e deita-te cedo porque amanhã vai estar tudo bem outra vez. 


  • Compra uns ténis giros e confortáveis

Vão ser os teus melhores amigos. Podes usar saltos altos, e coisas assim quando quiseres, só precisas ter cuidado para não cair, mas os ténis confortáveis vão dar-te imenso jeito. 


  • O teu corpo vai segregar fluidos por todo o lado.

Não tenhas problemas, vergonhas ou coisa assim. Procura fazer com que estejas confortável e aceita as mudanças. Vais também sentir muitos cheiros, teus, de outras pessoas e até do ar. Na maior parte das vezes só tu é que os sentes... 


  • Vais adorar os pontapés.

Os movimentos do bebé são bons sinais... e vais querer sempre senti-lo. Mesmo já depois de o sentires todos os dias, o que não acontece logo, vai haver dias em que o sentes mais activo e outros menos. E ainda, os pontapés são muito giros mas no final são também um pouco dolorosos, mas mesmo assim, vais gostar de os sentir. 


  • Lê, procura, pergunta, fala ....

Não há nada como estar informada... Podes atenuar imensos desconfortos, poupar tempo e preparar-te melhor para o que aí vem. Não há nada como estar informada. 


  • Não sofras por antecipação

Não vale a pena estares a pensar que vai correr bem ou vai correr mal, o bebé vai ou não ter alergias, ou o parto vai ser ou não cesariana... Há coisas que não podemos controlar e não vale a pena perder tempo a pensar nisso...


  • Compra o que te der na real gana

(Desde que possas claro) - Vão te dizer "compra isto" ou "não compres aquilo" mas a verdade é que só nos sentimos satisfeitas quando fazemos à nossa maneira, por isso... faz!


  • Aceita que o teu corpo vai mudar

Não estejas à espera de uma estria ou de estar em tamanho king size para desatares a chorar... O corpo é imprevisível e pode mudar mais ou menos... Não te assustes com o caso "daquela amiga" porque o que aconteceu com ela pode não acontecer contigo. A mim disseram-me literalmente: "A tua pele que é uma merda vai estalar toda de certeza" e até agora nada! Pode acontecer ou não, de qualquer forma, não há mal sem remédio. Aceita esta nova fase. 


  • Investe em ti e no teu conforto

Esta fase, como já disse, está recheada de desconfortos. Desconfortos esses que só tu compreendes realmente, e muita gente vai estar-se borrifando para o teu desconforto. Não esperes que invistam por ti, investe tu. Compra bons cremes, roupas e lingeries que te façam sentir confortável, pede a alguém que te façam massagens, compra cintas caso te sintas bem com elas... Vais ter que gastar dinheiro com o bebé que aí vem, mas antes disso gasta-o contigo, porque vais precisar e porque o mereces. 

Basicamente isto tem sido o que aprendi sobre a gravidez até agora, e são sem dúvidas mantras para uma gravidez nº2 (caso aconteça).
Tentei ser original e não dar conselhos demasiado "batidos". Pelo menos estes a mim, ninguém mos deu. 


Comentários

Mensagens populares