Coisas que eu não sabia sobre as grávidas

Um dos motivos que me levou a escrever e sobretudo a ler muito mais sobre a gravidez, é de facto reparar que me aconteciam "coisas" que eu desconhecia completamente e que afinal são normais e espectáveis. Ainda que tenha acompanhado 2 ou 3 gravidezes de perto, havia situações que se mantinham no incógnito até passar por elas: 

Coisas que eu não sabia sobre as grávidas:


  • *As gravidas babam-se

Como já falámos aqui é um sintoma normalíssimo e bastante comum na gravidez que carrega o nome de ptíalismo. Como todos os sintomas, este depende de gravidez para gravidez, podendo nem sequer existir ou ser mais ou menos intenso. Mas é normal... As gravidas babam-se


  • As grávidas sangram

Do nariz e da boca... No final da gravidez a mulher tem mais 50% de sangue que o normal... Pelo que é comum libertar algum desse sangue das gengivas (ao lavar os dentes por exemplo ) ou do nariz (principalmente para quem leva uma gravidez inteira de nariz entupido como eu.)


  • As grávidas têm contracções a partir dos 5 meses

Chamam-se contracções Braxton Hicks e são nada mais nada menos que o corpo a preparar-se para o dia D. São irregulares e pouco frequentes, sendo que nunca devem exceder 4 no espaço de 1 hora. No meu caso é mais 3 ou 4 por semana. São chamadas de indolores, se bem que eu acho que indolores não é a palavra certa. Mas não são as mesmas contracções que sentiremos depois no parto. 


  • Os pontapés do bebé doem

Se no principio da gravidez estamos desejosas de sentir as pipocas aos saltos cá dentro, no final da gravidez quase que pedimos que parem quietas. Quase, porque os movimentos do bebé são bom sinal, mas alguns magoam e magoam a sério. Ter uma mão num rim, um pé no estômago e o rabo nas costelas ao mesmo tempo, não é de todo um momento dócil. 


  • O tamanho do nariz importa

Um dos comentários mais comuns nas ecografias é o tamanho do nariz do bebé. No meio daquelas manchas cinzentas é difícil perceber bem os contornos do bebé, mas o nariz é sempre proeminente e como tal motivo de piadola: "Tem o nariz do pai..." Eu própria o disse aqui mas a verdade é que o tamanho do nariz (mais especificamente o comprimento e espessura nasal) são possíveis indicadores de Trissomia 21, por isso, se os nossos bebés são narigudos... é bom sinal.


  • As grávidas sentem cheiros que mais ninguém sente

Eu até tenho cá para mim que as grávidas sentem cheiros que não existem... Os cheiros por norma, perseguem-nos a gravidez inteira, e às vezes são uma pesada cruz que temos que carregar... também falámos sobre isto aqui .


  • As grávidas conseguem dormir mais que os gatos

Sem a menor dúvida! Ainda que um dos desconfortos, principalmente no final da gravidez, seja a falta de posição para dormir, as grávidas conseguem dormir o dia todo se as deixarem. O sono é mais leve, e no meu caso acordo várias vezes ao longo da noite (sempre que viro para o outro lado) mas se me deixarem, durmo mais que o meu gato.


  • As grávidas riem-se sozinhas

Sim é verdade. Aquela imagem que se vê nos filmes e revistas e afins da grávida com a mão na barriga e a sorrir é real e acontece a todas as grávidas... às vezes até damos gargalhadas... Isto porque estamos a ter "um momento" com o rebento. São os movimentos deles que nos fazem sorrir... Não se explica, sente-se!


  • As grávidas têm mais paciência que toda a gente

As grávidas vão começar uma nova vida... uma vida em que muita gente tem uma palavra a dizer... Isto começa na gravidez. Toda a gente faz as mesmas perguntas, os mesmos comentários vêm contar histórias das irmãs, vizinhas, tias ... Opinam muito... enfim... Homens e mulheres, novos e velhos, toda a gente tem qualquer coisa a dizer e nós sorrimos e acenamos como se nada se passasse. Há ainda alguns mais descarados... Eu tive um estranho, no local de trabalho (é colega mas eu não o conheço) que do nada pôs as mãs na minha barriga... Ora não deixa de ser a minha barriga ok! Não é propriedade publica! 


  • As gravidas choram (Só porque sim)

Não digam que não, porque sim. As grávidas choram, e os Srs Pais das Crianças querem saber porquê mas não tentem, porque na verdade nem nós sabemos... Mas choramos... Umas mais, outras menos, mas choramos... Não é porque nos doa alguma coisa ou por estarmos tristes... nada disso... é mesmo só porque sim. 
(Imagem: lifehaschanged.com)



Comentários

Mensagens populares