Tablets, Telemóveis e bebés

E pronto, lá vou eu falar de assuntos controversos.

Chamo-lhe controverso porque eu não dou tablets ou telemóveis para as mãos do coelho.

Foi uma “regra” que meti na minha cabeça, e nem sei bem porquê, mas pela qual tenho sido várias vezes “criticada”.

Chamam-me de picuinhas , implicativa e exagerada. Mas ainda assim não quero!

Acredito que tudo o que toca à maternidade deve ser gerido com um muito delicado equilíbrio.

Acredito que deixar uma criança brincar com um dispositivo móvel não seja o fim do mundo em cuecas, mas também não concordo nada com crianças que são basicamente criadas pelos mesmos.

Sim, nos dias que correm, é o que se vê mais. Crianças que nem tão pouco sabem brincar. São completamente viciadas, elas e os pais, ao sossego que o tablet lhes permite.
A verdade é que o tablet permite aos pais uns minutos e até horas de sossego e de crianças caladas que mais nenhum brinquedo proporciona.

Esta é a forma mais fácil de educar. Calá-los!

Obviamente tudo a seu tempo. Não quero que o meu filho chegue à escola e seja o único “parvinho” que não sabe mexer num tablet! O mundo em que vivemos é tecnológico e é preciso acompanhá-lo.
Mas por enquanto nunca senti a necessidade de o apresentar a este tipo de tecnologias.

Sim, ele já as conhece. Porque, lá está, há sempre aqueles que não concordam connosco e vêm as nossas preocupações como exageros, e acabam por as quebrar… E como tenho vindo a aprender a evitar conflitos, calo-me! Mas lá em casa Não!

No entanto uma colega falou-me duma questão pertinente. As viagens! Detesto viagens longas de carro… Detesto passar 2 ou 3 horas metida dentro de um carro sem nada para fazer à espera de chegar ao destino. E não consigo fazer nada porque enjoo…

E de facto, o Vasco é um bocadinho como eu. Na última ida ao Algarve, fizemos 1 hora de viagem bem, 1 hora a dormir, e o restante tempo a chorar e a tentar levantar-se desejoso de sair dali. Seria um tablet com uns desenhos animados e talvez uns jogos uma simples e justa distracção?! 

Será cedo?! Será mesmo necessário?! Haverá alternativas a facilitar (para ele e para mim) estas horas de viagem?!


Estou na dúvida, e pela primeira vez questiono-me se não será de facto melhor, deixá-lo mexer no tablet….  Opiniões?!?!

(Imagem: http://dobebe.com/tag/bebes-0-3-anos/)

Comentários

  1. o meu filho ainda não tem um ano, mas já fizemos varias viagens de 4h sempre aos berros. Nunca gostou do ovo, é verdade. Mal o tiravamos de lá ficava a sorrir como se nada se passasse. Agora que passou para a cadeira noto que gosta muito mais, deve ser porque vê o que se passa na rua. No entanto ainda não voltámos a fazer uma viagem tão grande. Também não sou apologista dos tablets e telemóvel, embora numa situação ou noutra já lhe tenha dado o tlm porque era hora da fome e nisso aía culpa era minha. Mas tento sempre ter coisas que o distraiam, principalmente coisas que ele ainda não tenha visto. Objectos do dia a dia ou uma garrafa da calma que fiz. Lá está, não sei como vais er quando for mais velhinho e vir no carros dos amigos os tablets e tiver noção que eles existem. Mas vou tentar sempre outras alternativas antes dessa, porque me faz confusão (e quem sabe se no futuro não serei uma mae dessas), miudos nos restaurantes a mexer em tablets em vez de riscarem as toalhas de papel ou conviverem..O mundo é muito tecnologico, é o mundo deles, mas enquanto são pequenos devemos incentivá-los a distrairem-se com outras coisas. No meu tempo eram jogos no carro (quem encontra o primeiro carro vermelh?, etc....)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares