Mães irresponsáveis

Este é um tema sobre o qual não queria falar, porque tal como disse aqui várias vezes, não gosto de julgar os outros, principalmente as outras mães!

Na verdade, é muito fácil para qualquer uma de nós dizermos que a pessoa x não deveria fazer isto ou aquilo sem fazermos a menos ideia dos motivos que levaram a determinado comportamento. 

Tento ser flexível com isto. 

Mas a verdade é que as Mães irresponsáveis existem. E não são assim tão poucas!
Existem e eu quero acreditar que lá no mundo delas, não o fazem sequer com a noção da irresponsabilidade que estão a ter. Na minha cabeça não existe qualquer mãe que faça algo que coloque em risco o bem estar do seu filho (ou de outras crianças) de forma consciente.


Mas meninas... são mães!!! Já têm idade para ter juízo! 

Esta semana na escola do Vasco fui informada que havia uma menina da sala dele com Gastroenterite! Acontece... com mais frequência do que desejamos... Mas de facto o meu espanto foi ver a dita menina na escola todos os dias, sabendo que estava doente! O resultado é o que já se esperava, certo?! O Vasco apanhou! 

Sim, é uma treta quando eles ficam doentes (e às vezes passam semanas seguidas com umas atrás das outras) e nós temos que faltar ao trabalho ou andar a pedir favores às avós, e não sabemos bem o que fazer, com receio de ter repercussões no trabalho, ou a deixar as coisas por fazer, e tarefas a acumular. Mas é a vidinha! 
E não é correcto nem de todo responsável, que o meu filho esteja doente, com um vírus que provoca imenso mau estar e desgasta demasiado o corpo, e pode até levar ao internamento, porque esta mãe, decidiu que podia continuar a levar a filha para a escola doente, não tendo dois dedos de testa ou ignorando completamente a possibilidade de contágio para os outros meninos. E pensem ainda noutra coisa (que quase ninguém se lembra).... Na escola do Vasco há uma menina com um problema de saúde especial, e com um défice de imunidade a quem esta simples "virose" pode provocar sérios problemas

Desculpem, mas é uma irresponsabilidade e estas pessoas deviam ser responsabilizadas de alguma forma...

A verdade é que existem muitas mães assim. Já uma admitiu na minha cara, e sem qualquer peso na consciência que quando o filho acordou com 39,5º (não é pouca febre... ) deu-lhe um ben-ur-on, esperou um bocadinho e levou-o para a escola... Segundo ela: "Ele doente fica insuportável e eu não consigo tomar conta dele... E além disso é para tomarem conta dele que pago colégio"!

Fico doente com isto!!!

Não sei que motivos levam uma mãe a deixar o filho doente na escola, mas um deles pelo menos é sem duvida egoísmo. É que se os seus motivos são válidos, pense que há outras mães que podem ter situações mais complicadas que a sua, e no final de contas, são as crianças que estão a pagar por isso... 
Pense nisso. 
(imagem: http://drogarapida.com.br/blog/tag/bebe/)


Comentários

  1. Isso é uma situação de negligência clara e infelizmente as comissões de protecção não actuam assim tanto nas classes médias/altas, nos colégios. Se for o filho do desgraçado de uma familia disfuncional de baixos rendimentos, pois claro que actuam e os pais são chamados e ficam supervisionados e as crianças são retiradas e acompanhadas (e quando a actuação é correcta parece-me muito bem), mas tanto mal trata o pai alcoólico que bate na criança como a mãe que leva o filho para a escola com 39ºC... o mau estar, o desamparo, o mau trato é similar, só que não dá tanto nas vistas.

    Quanto aos restantes pais que convivem com esta situação e veem as suas crianças ficar doentes por negligência de outros, tentem contactar o colégio e reunir no sentido de proibir crianças doentes ou com sintomas claros de doença de ser admitidos ao colégio.

    Pai é cuidador, não é colégio. E há muitas escolas (devido provavelmente à negligência de alguns pais) que já têm essa regra bem estabelecida.

    Boa sorte nesse convívio com famílias negligentes...

    us4all.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo quando diz que se trata de negligência pura. Eu não seria capaz...

      Eliminar
    2. Na creche da minha filha que pertence a câmara nao aceitam os meninos com doenças que sejam contagiosas e se tem febre ligam logo e tentam que alguém os va buscar.ja aconteceu com conjuntivites e viroses gástricas.não imagino sequer como uma mãe pode andar bem a trabalhar durante 8 ou 9 horas sem pensar que o filho está a vomitar com diarreia e mau estar...nao entendo 😞

      Eliminar
    3. Exacto Catia Garcia, ali também funciona assim, supostamente....

      Eliminar
  2. Concordo com tudo, menos com um ponto essencial: porque coloca a culpa na mãe e não nos pais (mãe e pai?). Ambos são irresponsáveis e não só a mãe... Já é tempo, a meu ver, de pararmos de considerar que a responsabilidade pelas decisões relacionadas com as crianças é só das mães...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão... aliás, foi uma pequena falha apenas na construção do texto, porque na realidade lá por casa, já foi o pai a ficar com o filho mais do que uma vez...
      Tal como, por exemplo aqui (http://seilaeusermae.blogspot.co.uk/2016/02/pai-para-que-te-quero.html) tinha ele apenas 6 meses e teve que ficar com o pai.
      Foi mesmo lapso na escrita. Obrigada pelo reparo.

      Eliminar
  3. Concordo perfeitamente, apesar do meu filho não andar em colégios a pagar, anda na pública, na 2ª classe, crianças doentes, com febre, diarreias, dres de garganta contactam logo os pais para os irem buscar, penso que assim também se educam as mães egoistas.

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma pergunta (como não vivo em Portugal não faço mesmo ideia) quantos dias por ano tem direito um pai/mãe a ficar com o filho em casa por doença?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não tenho a certeza, mas segundo o anónimo abaixo, 30 dias seguidos ou interpolados.

      Eliminar
  5. Uma vergonha. Irresponsabilidade sim desses pais mas o colégio tem a sua irresponsabilidade também porque se não é deveria ser um ponto do regulamento interno... Que qualquer criança que apresente sintomas de doença e que no momento apresentam doenças que possam ser transmitidas a terceiros não podem permanecer no colégio. E depois para voltarem tem de estar atestado pelo médico que a criança já pode frequentar pois já n ha motivo de contagio. E os pais q se lembrem ou se não sabem informem se que mãe ou pai tem direito a 30 dias por ano seguidos ou interpolados para assistência a filho.

    ResponderEliminar
  6. concordo inteiramente que é uma negligencia mas negligencia maior é o colégio aceitar crianças doentes, é responsabilidade da instituição zelar pela segurança e bem estar de todas as crianças e ao pactuar com a negligencia dos pais, está a demitir-se do seu papel comigo digo-lhe q n ficava assim...

    ResponderEliminar
  7. Na escolinha dos meus filhos que pertence à Câmara,não aceitam crianças doentes,nem com febre assim que eles estão com febre ligam logo para os ir buscar...o meu mais velho também tem défice de imunidade e quando há alguma virose apanha logo,mas alguma coisa através dos colegas não..talvez uma gastroenterite mas isso é mais comum apanharem.. ainda a semana passada teve varicela e não foi à escola e para ir tive de levar uma declaração da médica a dizer que já ñ tinha varicela...e levar o filho para a escola com febre??? Isso nao cabe na cabeça de ninguém...enfim há mães e mães!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares