Juliana e o Desafio da Maternidade

Anda por aí a circular no Facbook, o desafio da maternidade! Colocar 3 fotos que nos façam sentir felizes por sermos mães!
Não sou de participar nessas coisas, mas por acaso nesta participei:


Como tudo o que acontece nos dias de hoje, esta "brincadeira" já gerou várias polémicas!
Há quem diga que foi criada por pedófilos... há quem diga que é ultilizada para extorquir dinheiro... e há quem recuse a participação por não estar de acordo como a Juliana!
Ora, quanto aos pedófilos e a todos os que utilizam as fotos de crianças indevidamente estou descansada. Como podem ver nas fotos e para quem me conhece, sabem que fotos da Cria na internet NÃO HÁ! Nada mais que uma silhueta, um pé, uma mãe... Nada mais que isso! (Um dia digo-vos o porquê)
De qualquer forma, para quem coloca fotos das crianças e tem esta preocupação, podem sempre optar por manter o perfil privado e com isto criar uma pequena barreira contra esses males. Para todos os efeitos saibam que há sempre formas de quebrar essas barreiras, e que uma imagem colocada na Internet mesmo que em perfil privado ou um grupo restrito passa a ser pública dado que existe no maior armazenamento de lixo do mundo!

Quanto à Juliana... (Podem ver mais aqui: http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/desafio-da-maternidade/novo-desafio-do-facebook-esta-a-gerar-polemica )
A Juliana não aceitou o desafio... A Juliana diz mesmo que detesta ser mãe... 
Não gosta da experiencia, não gostou do parto, não gosta do trabalho, não gosta da sua nova vida...
Ao expressar esta sua opinião, a Juliana foi atacada e enxovalhada em "Praça pública" chegando mesmo a ser banida do Facebook... 

Porque me pediram vou dar a minha opinião...
Tenho pena da Juliana. Tenho pena que não goste de ser mãe, e tenho pena que não esteja a usufruir desta experiência da mesma maneira que eu. Não ponho em causa o amor que Juliana tenha pelo seu filho e até quase que compreendo o sentimento de Juliana. Porque ser mãe não é fácil... porque ter um filho muda tudo... porque é a maior prova que a vida nos dá, e porque aceito que não é qualquer pessoa que foi "talhada" para este desafio que é ser mãe! Quase que compreendo, porque na realidade não posso compreender quando não é isso que sinto... e é aqui que me "chateio" com a Juliana. Ela diz: “Recuso-me a ser mais uma ferramenta para iludir outras mulheres de que a maternidade é um mar de rosas e que toda a mulher nasceu para desempenhar outro papel. Eu vou lançar outro desafio, o desafio da maternidade real”
Mas Juliana... O meu desafio foi cumprido com a Maternidade Real! Sim, dá trabalho, sim é cansativo, sim muda tudo, mas para mim continua a valer cada segundo! A maternidade põe-nos à prova, e só porque não estás a gozar a experiência de forma positiva não quer dizer que outras mães sintam o mesmo que tu! Para mim vale cada segundo, faria tudo novamente e vamos lá a ver se não o faço em breve!!! Eu, ao contrário de ti não detesto ser mãe... Nunca! Eu AMO ser mãe! E isto não é para me fingir de feliz para o Facebook... Isto é mesmo o que sinto! Desde que fui mãe, sou feliz como nunca imaginei que pudesse ser... Se tive momentos tristes?!?! Claro que sim... Mas acima de tudo sou feliz! Tanto!!!

Quanto ao "tratamento" abusivo que Juliana teve com estas declarações... Da mesma maneira que a Juliana é livre de expressar a sua opinião com estas declarações de forma pública, também os restantes têm esse direito. Se não querem ouvir opiniões, não as dêm publicamente. Recomendo que o façam de forma privada e assim recebem apenas opiniões de Familia e Amigos que na verdade são os mais importantes! 
Não, não estou de acordo em enxovalhar gratuitamente desconhecidos, mas estou de acordo com a liberdade de expressão.
Pensam que não recbi já e-mails desagradaveis em relação aqui ao Blog!?!? Pois sim, já recebi... é o preço que tenho a pagar por dar a minha opinião de forma pública! 

Neste caso, recebi uns quantos mails a pedir a minha opinião sobre o caso de Juliana... Como tal, aqui está!
Estejam à vontade para expor o que pensam disto de forma positiva ou negativa! É também para saber outras opiniões que tenho um Blog publico sobre um tema tão sensivel quanto a maternidade!

Bom fim-de-semana!




Comentários

  1. A maternidade hoje em dia tem um peso diferente para cada pessoa! Ás vezes não é a experiência em si que se torna penosa, mas as pessoas á nossa volta por vezes fazem-na ser quase uma missão impossível! Opiniões que não pedimos, juízos errados e teorias da treta... sou mãe de uma bebé de 5 meses e garanto que por vezes é um inferno... Querem ajudar no que não precisamos, como mudar fralda, falamos que estamos a desesperar para cuidar da casa e fazem de conta que nem ouvem! Quando a bebé nasceu era uma loucura, agora parece que somos invisíveis, mas é a partir desta altura que mais precisamos de ajuda e acompanhamento. O pior é quando se dão ao luxo de tomar tudo por garantido, e dizem que também não temos mais nada para fazer... Dão a entender que a nossa existência acabou, que não precisam de perguntar nada porque a resposta é óbvia... Quem tem filhos não tem planos... o bebé tem de se habituar a dormir com barulho! Dá cá o bebé que eu é que sei! Não estás a ouvir o bebé a chorar! Este comportamento não é normal! Tu não andas bem! Vais sair com o bebé ? Mas nunca se lembram de perguntar, Precisas de alguma coisa? São este tipo de atitudes que podem tornar a maternidade um verdadeiro inferno, e sim concordo com a juliana... adoro a minha filha, mas por causa disto estou a detestar ser mãe. Só queria que se parassem de meter mais na minha maternidade e se preocupassem mais com a mulher que apesar de tudo está cá! e pior, se reclamamos muito metem-nos num psiquiatra que estamos com uma depressão pós-parto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes essas atitudes que se tornam dolorosas são completamente inocentes... Muitas pessoas pura e simplesmente não sabem o que dizer ou fazer. Acho que acima de tudo, nos primeiros meses, a maternidade é uma fase solitária... Sentimo-nos sós e abandonadas... Para mim, o meior problema é a exposição que as nossas vidas têm nos dias que correm... Ver as vidas de toda a gente escarrapachadas por todo o lado não ajuda... E depois, ninguém msotra as partes menos boas. Todos mostram apenas o lado cor-de-rosa, e com isso fazem-nos sentir sozinhas e diferentes do mundo quando estamos em baixo. Mas a verdade é que a realidade não é essa...
      Também me senti muito mal em várias fases, mas felizmente não passou disso... fases. Hoje aceito as dificuldades e amo ser mãe.
      E sim, lamento que algumas pessoas não desfrutem da maternidade desta forma... Não tenho pena de ninguém, mas desejo o melhor a todos, como tal só poderia desejar que cada uma à sua maneira se sentisse feliz com a vida que leva! Mas a vida é mesmo assim...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares