Tu que não amamentas!

Tu que não amamentas, tem calma!
Eu sei que agora, por todo o lado se ouve falar na importância da amamentação, e isso deixa-te frustrada! Tu tentaste!
Eu sei que há pessoas que te fazem sentir mal por não amamentares... que dizem aquelas coisas parvas: "Que pena", "Ah, era tão melhor", "Mas porquê?" "Já tentaste isto e aquilo?!", "Eu amamentei até aos 15 anos!"...
Eu sei... Tudo aquilo que te digam enerva-te! Até mesmo quando as pessoas insistem em perguntar se amamentas, mesmo que não te conheçam o suficiente para fazer perguntas indiscretas, até essas pessoas irritam-te!
Enervam-te, irritam-te, deixam-te frustrada... Mas sabes porque é que te sentes assim?!
Porque tentaste! Porque tentaste, porque queiras e porque não conseguiste! Não conseguiste, mas tentaste, sentes que falhaste... eu sei...
Tem calma!
O que não falta é exemplos de mães, dedicadas, carinhosas e esforçadas que por mil e um motivos também não conseguiram... Há quem não suporte as dores, há bebés que não agarram bem na mama, há quem não tenha leite, há bebés que berram com fome mesmo depois de mamar.... Tem calma, não estás sozinha!
Não estás sozinha nem tão pouco és um bicho estranho! Seja qual for o motivo pelo qual não amamentas, o importante é que tentaste! É verdade que a OMS recomenda a amamentação em exclusivo até aos 6 meses e que está provado que o leite materno ajuda a produzir algumas defesas, mas tem calma!
Não és menos que ninguém por não conseguires... Não és menos mãe, menos mulher, nem gostas menos do teu filho do que tantas outras que por aí andam!
Não és nada a menos que ninguém!
Este é o lado difícil da maternidade! Aquilo que não conseguimos fazer por eles... e amamentar não será a única vez que sentes que não conseguiste!
Para mim, estás a pensar errado! Pensas errado quando te sentes mal com isso, pensas errado quando sentes que falhaste... O mais importante é que fizeste o que pudeste... E muitas vezes, aquilo que nós achamos que não é suficiente enche-lhes o coração. É como quando trabalhamos incessantemente para comprar tudo e mais alguma coisa e eles afinal só queriam uns minutos do nosso tempo para brincar com as molas da roupa!
Tu que não amamentas não fizeste nada de errado. Tu que não amamentas não estás sozinha! Há muitas mulheres que não amamentam e não deixam de ser grandes mulheres, e melhor que isso, grandes mães... Tal como tu!


(www.sofamille.com)

Comentários

  1. Eu não amamentei a minha 1ª filha, prematura, com 1.690kg. E acredita foi bastante doloroso. Apesar de ser sempre amamentada ao biberão foi uma criança super saudável e hoje é uma mulher linda. O meu 2º filho mamou 15 dias, chorou 15 dias, ele e eu. Mas o meu leite era fraco e ele tinha fome. Passei a dar-lhe biberão e o assunto resolveu-se. Somos tão mães como as outras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que não falta é bebés saudáveis alimentados a biberon... Para todos os efeitos só queremos o melhor para eles, e isso chega! Acho que a pressão da amamentação nos dias que correm é exagerada! Sofrem as mães e sofrem os bebés! Ainda bem que correu tudo bem

      Eliminar
    2. Olá! Sou mãe há 3 meses e por opção amamentei 1 mês. Não me considero mais ou menos do as mães que amamentam. Devemos respeitar quem quer ou não amamentar. Fui uma bebé alimentada a biberão desde que nasci e estou cá super saudável. O meu filho até agora é saudável. O amor de mãe não está na amamentação. Está sim em todos os momentos da vida dele.

      Eliminar
    3. Maria joao rosado nao existe leite fraco isso è mito!

      Eliminar
  2. Oi Filipa,

    Como está o príncipe Vasco?
    Este post não podia ter vindo em altura mais apropriada, parece que o escreveste para mim :) A minha Mimi faz anos no próximo dia 03, e eu sofri horrores com a amamentação, primeiro porque fiz uma mastite ao 7º dia de vida da Mimi e depois pelo estigma, os médicos recusaram dar-me algo para secar o leite, a minha filha berrava de fome e eu de agonia. Felizmente encontrei O médico ajudou-me e felizmente a minha filha é saudável. FILIPA SABES? ESTE POST VAI AJUDAR TANTAS MAMÃS, TU ÉS GRANDE MIÚDA
    Beijinhos :)
    Ana (filha da Filipina lol)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo optimo cá por casa!
      Há muitos exemplos de mulheres a sofrerem por causa da amamentação. E há grupos de apoio à amamentação, mas não há grupos para quem não amamenta! É injusto... Estas mulheres precisam de saber que não estão sozinhas, e que não estão a fazer nada de errado!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares