Batizado, crenças e categorias!

Ainda antes do Vasco ser concebido já estava decidido.
Não iriamos batizar filhos nossos!
Porquê?
Ora bem... Eu sou batizada, fui batizada com 9 meses, pelo que sou batizada quer queira quer não! O Sr. Pai da Criança já não!
Não é batizado! Não porque o padre local, na altura, recusou-se a batizar a criança!
Logo aqui temos 2 bons motivos!
Antes de mais não quero impor uma religião ao Vasco! Quando crescer, poderá escolher a sua e se então quiser ser batizado, será!
Não quero que ele cresça a ouvir lenga-lengas seja de que religião for, e depois acabar por contestá-las todas! Eu fui batizada com 9 meses... Não me faz propriamente diferença, mas se me tivessem dado a escolher, não seria. Não é tanto o não acreditar em Deus, ou Deuses, ou Alá, ou seja lá o que for, mas não acredito na igreja católica! Não mesmo!
Aí aparece o motivo nº2. Como é que um padre se recusa a batizar uma criança? Recusa-se a "recebê-la" por eventuais erros ou escolhas dos pais?! Porquê? A culpa é da criança? É isto justo? Para mim não! Nada justo. A igreja deveria receber de braços abertos quem nela procura refugio. Sejam crianças ou adultos, novos ou velhos, santos ou pecadores... Com todos os nossos erros, a igreja deveria ter a sua porta aberta! E não tem!
Isto leva ao motivo nº3: Sendo que o Sr. Pai da Criança não é batizado, faz com que não sejamos também casados pela igreja. (Casamos apenas pelo civil, com toda a popa e circunstância, mas sem padre!) Assim, sendo que o Vasco é filho de um casal não casado pelos olhos de Deus, não poderia ser batizado a menos que eu e o Pai casássemos pela igreja! Coisa que faremos sem problemas, APENAS no dia em que o Vasco nos pedir. Apenas quando soubermos que é isto que ele quer! Por ele faremos isso sem qualquer duvida! Por ele. Sim, porque com isto chegamos ao motivo nº4: Nem eu nem o Pai somos católicos, nem cristãos, nem Muçulmanos, nem Budistas, nem Hindus, nem Satânicos, nem Ateus, nem nada!
Temos a nossa própria forma de estar perante a religião.... e note-se que a minha forma de estar é bem diferente da dele!
Ele não está para aí virado! Não sabe, nem quer saber... Não gosta de fanatismos, tal como eu, mas respeita o próximo. Eu sou uma religião-curiosa!Sim, curiosa! Sei mais de várias religiões do que alguns praticantes da mesma... Sim religiões , não é só uma! Conheço bem a história bem como os costumes de pelo menos 4 religiões! Li, com curiosidade tanto a Bíblia, como o Al-Corão, bem como uma catrafada de outros livros que andam cá por casa!
O Vasco terá ao seu dispor, variada informação sobre variadas religiões. Quando ele decidir a sua, tanto eu como o pai o apoiaremos a 100% e faremos o que for preciso para demonstrar esse apoio. Por enquanto, será apenas criança! Sem categoria ...

Comentários

Mensagens populares