O sono: um jogo de paciência (Parte 2)

Já falei aqui de como são as noites cá em casa! Muito semelhante ao que eram antes de haver cria, com a diferença que a mãe continua a levantar-se várias vezes por noite para ver se o bebé está bem, se está tapado... essas coisas de mãe!
Duma maneira geral, o Vasco foi "meu amigo" e foi muito fácil tornar as noites sãs para ele e para os nós!
Já os dias foi outra história!
Quando veio para casa o Vasco comia e dormia! Nada mais! Mas ao fim de algumas semanas isso mudou! Com menos de um mês o Vasco NÃO DORMIA durante o dia! Não dormia, e com o tempo acabava por ficar rabugento!
Diziam-me coisas como "Se ele já dorme a noite toda o que é que queres mais?!" ou "Ele agora também vai começar a passar mais tempo acordado!" - Mas eu não aceitava isso! Nem tão pouco achava normal! Achava tão fora do normal que cheguei a escrever... Escrevi um bloco a hora exacta em que ele acordava, adormecia, comia, etc... Num dia, o resultado foi assustador! Entre as 8:00 e as 20:00, o Vasco dormiu um total de 1H30 em sestas de 10/15 minutos! Com menos de um mês, isto é tudo menos normal!
Contactei especialistas do sono, que acabaram por me deixarem em espera por terem casos mais prioritários de bebés que não dormem à noite! Li todos os livros que se conhecem sobre o Sono, mas estes mais uma vez são direcionados para a noite, e eu à noite não tinha problemas! Consultei outras mães que não sabiam o que me dizer! Até que decidi tomar medidas!

Prestei atenção! Muita atenção! Os sinais estão todos lá! Ninguém conhece melhor o bebé que a sua mãe, e temos que tirar proveito disso! Comecei a perceber quando é que o Vasco tinha sono! Deixei de querer adormece-lo quando os livros diziam... Se ele não tinha sono, não dormia! Quando tinha sono, era fácil adormece-lo! Comecei também a insistir mais quando ele acordava ao fim de 10 minutos... Sem lhe pegar, com a chucha e o ó-ó, tentava novamente adormece-lo, mas sempre respeitando a vontade dele... A perceber se tinha sono para mais ou não!

Resultado: Eu consegui! Eu consegui regularizar os sonos diurnos do Vasco!
Ainda hoje o meu método mantêm-se... Enquanto que os livros, e os especialistas dizem que os bebés com 4 meses devem fazer 2 sestas durante o dia, não é nada disso que o Vasco faz! Descobri que aos 2 meses, não passava pelo nr de horas dormidas mas sim pelo nr de horas acordado! O Vasco não podia ficar mais do que 2H acordado, caso contrário ficava rabujento. Essas 2H têm vindo a alargar-se... já vamos em mais perto das 3H mas o principio mantem-se. O Vasco dorme quando tem sono... Chega a fazer 4 sestas por dia! Mas a cima de tudo aprendi que não devo tentar adormecer um bebé sem sono! Chora ele e choro eu! É um desespero que não dá frutos!
Por isso chamo o sono dos bebés de um Jogo de Paciência... Demorei um tempo, e muita paciência a descobrir e entender como devia o meu bebé! Mas descobri! Agora temos um dia-a-dia muito mais tranquilo e feliz, os dois! Sem birras nem choros, nem dramas, nem nada disso! Mas demorou o seu tempo....

(entretenimento.r7.com)

Comentários

Mensagens populares