Filhos vs Carreira


Não são todas as pessoas que têm este dilema bem definido, é verdade. Mas eu tenho, e vou-vos contar porquê:

Trabalho desde os 15 anos. Sim, comecei a trabalhar pela primeira vez, quando ainda não tinha idade legal para o fazer.
E foi precisamente nessas condições que trabalhei. Ilegalmente!

Mais tarde, após concluir os estudos que decidi que queria concluir, comecei um emprego a sério, numa muito conhecida e conceituada empresa em Portugal, desta vez mais perto do legal.

Tinha contrato de trabalho temporário que durou perto de 10 anos. Sempre com esse regime temporário, mensal auto renovável.

Nunca tive licença de casamento, porque me disseram que “quando voltares não tenho a certeza que terei o teu lugar disponível”, e estamos a falar de 11 dias… 

Por isso, casei e fui trabalhar logo a seguir e nunca tive uma lua-de-mel. 

Ainda se deram ao luxo de me escalar para o dia do meu casamento (trabalhava ao fim de semana) e fui obrigada a pedir a um colega que trocasse o horário comigo para poder ter o dia. 

Trabalhava todos os dias da semana, sem folgas, e sim, estou a falar de fins-de-semana incluídos, e era obrigada a fazer horas extra. 

Recebia o ordenado mínimo, e nunca fui aumentada. Os únicos aumentos que eu e a minha equipa tínhamos, era quando o ordenado mínimo legal aumentava.

Mesmo a trabalhar nestas condições precárias, dei o litro. 

Ia todos os dias trabalhar com um sorriso, nunca faltei e nunca meti baixa na minha vida.
Motivava os meus colegas porque acredito que com boa disposição tudo fica mais fácil.
Trabalhei muitas vezes das 8h da manhã à meia-noite, porque precisava deixar tudo resolvido.

Um dia fiquei grávida, e ao 4º mês de gravidez fui despedida por extinção do posto de trabalho!

Chorei baba e ranho, senti injustiça e achei que a minha vida ia cair num poço fundo. As pessoas com quem trabalhavam seguiram as suas vidinhas, a olhar para o lado, e eu tive que refazer a minha antes que o meu filho nascesse… e tudo se fez...

E aprendi a lição da minha vida!

Um trabalho será sempre só um trabalho. Enquanto a minha família será sempre o mais importante ara mim.

Num trabalho, sou apenas mais uma, sou descartável, e viram-me as costas sem hesitar. Com a família não é assim. A família é o que fica. A família é quem te ajuda a apanhar os cacos quando o mundo se parte aos pedaços.

Felizmente, após o meu filho nascer, regressei facilmente ao trabalho e encontrei uma empresa onde a família é tida em conta. Onde nos é permitido ter uma carreira profissional e uma vida pessoal em simultâneo. Onde podemos ter tempo para nós e para os nossos.

Mas a lição ficou.

Um trabalho, será sempre SÓ trabalho.

Já os meus filhos, são o meu tudo, e por isso não penso 2 vezes.

Convenci-te?



Comentários

Mensagens populares