Ser Pai é muito difícil?!


Acho que muitas vezes nos esquecemos do quão difícil pode ser Pai.
O mundo gira à volta de um bebé e na melhor das hipóteses a atenção vira-se para a Mãe, nunca para o Pai. 

Ser Pai é difícil de várias formas em várias alturas diferentes.

Durante a Gravidez, é difícil… É o acompanhar duma situação onde somos apenas espectadores. Em caso de gravidezes difíceis há muito pouco que um Pai pode fazer para ajudar, senão apenas assistir, compreender e oferecer um ombro amigo.

O parto é difícil… É doloroso ver alguém que amamos em sofrimento. É um dividir do coração, numa preocupação do bem-estar e da sobrevivência tanto da mãe como do bebé. É um sentimento de impotência, durante aquilo que pode durar horas e que o Pai apenas por ver… Sem nada que possa fazer…

O pós-parto é difícil… São as hormonas delas que estão loucas, e um bebé a chorar. É lidar com choros repentinos tanto da Mãe como do bebé, sem compreender ao certo o que é que se passa. É acordar milhentas vezes a cada noite (para que não seja só a mãe a acordar) e no dia a seguir levantar cedo para ir trabalhar. É ficar demasiado pouco tempo em casa com eles (Mãe e filho), é dúvidas e mais dúvidas. ..

Ser Pai é difícil… É também ver um filho adoecer; é também não dormir bem durante anos; é lidar com a nova Mãe que nasceu; é ter sempre algo por fazer; é também deixar um filho na creche nas mãos de uma estranha; é também levar o filho ao primeiro dia de escola; é o teu mundo girar à volta do mundo deles os dois; é entrares numa sala e ninguém te ver; é perguntarem-te como está o teu filho e até a tua mulher mas nunca te perguntarem como estás tu; é sentir o peso nos ombros duma família que depende de ti…

Mas ser Pai também é algo além de difícil: é ser força e isso só pode ser motivo de orgulho; é ser o exemplo dum ser em crescimento; é ensinar a jogar à bola, a apertar os sapatos, e a fazer a barba; é cuidar do ser mais importante da tua vida; é seres a pessoa mais importante do mundo para alguém; é ser o colo que ele procura; é ser o beijo que lhe cura as feridas; é ser o abraço que ele precisa; é ser o coração a rebentar de orgulho, de ambos...

Ser Pai é ser muito grande, é ter olhos cheios de brilho, um sorriso fácil e uma alegria constante.

Ser Pai é difícil, mas compensa demais!



Imagem: BrightSide

Post escrito em parceria com o Sr. Pai da Criança

Comentários

Mensagens populares