Como o meu filho com um atraso na fala me ensina tanto todos os dias

Uau! Que lição de vida!

Quando menciono a alguém que o meu filho tem um atraso na fala, a tendência geral é que tenham “pena” ou que incentivem com coisas como “vai passar”, ou “mas ele é esperto”… Como se precisasse de algum conforto.

É uma reacção válida e normal. Em tempos, também eu a teria. O que eu não consigo fazer com que os que me rodeiam compreendam, é que não preciso de conforto. Não preciso de um abraço, nem preciso que me digam que vai ficar tudo bem.

Eu sei que vai ficar tudo bem, com a maior das certezas que já tive na minha vida!

É ele! É ele que me mostra diariamente que vai ficar tudo bem. É ele que me comprova a toda a hora que é um miúdo esperto e que não há nada de errado com ele, muito menos connosco. É ele, que todos os dias me ensina lições valiosas sobre a capacidade de adaptação do ser humano, e como damos importância a coisas tão pouco importantes.

O meu filho, do alto do seu atraso na fala não deixa nada por dizer.

É assustadoramente incrível como ele expressa tudo o que quer, tudo o que sente…. Pede o que quer, mostra o que quer que eu veja, explica o que vai na sua cabeça… E o mesmo resulta ao contrário. 

Ao contrário do que seria de esperar, não preciso de adaptar de forma alguma o meu discurso para que ele me compreenda.

Digo tudo o que quero, tal como se tivesse a falar com um adulto, e ele percebe…Na perfeição!
Se lhe disser para irmos mudar a fralda, ele é o primeiro a ir para a minha cama, e a pegar nos acessórios necessários…
Se lhe disser que está na hora de jantar, vai certinho para a cozinha e ainda passa pela gaveta a apanhar um babete.
Se lhe perguntar se quer ir passear, vai todo aos pulinhos ao quarto buscar o casaco e o chapéu.

Se fizer uma birra, sento-me no chão e ele vem logo para o meu colo para conversar… Eu explico-lhe o que vai acontecer e porquê (ex: temos que ir jantar primeiro e depois é que vamos brincar) ele, ouve, negoceia comigo até concordarmos os dois e a conversar é que nos entendemos… - irónico, para quem tem um atraso na fala!


Conversa com os amigos, conta-me o que fez na escola, diz-me segredos, brinca com o avô que como ele pouco fala, explica tudo o que quer e faz as suas reclamações. E tanto explica o que o incomoda como o que o agrada. Não há dia que não diga (da maneira que sabe) que me ama, e que sabe o quanto o amo! 

Mostra-me todos os dias que o ser humano é fantástico, e que no fundo, as coisas mais importantes dizem-se e ouvem-se com o coração!


Comentários

  1. Mamã, porque diz que o seu menino tem um atraso na fala?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Diagnosticado pelo pediatra! Não é preocupante visto que não demonstra problemas de desenvolvimento, mas seria expectável que já falasse mais por esta altura!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares