A ajuda do Pai

Só esta palavra provoca-me logo nervos: Ajuda!
Mas qual ajuda, qual quê?! Quem ajuda são as avós, as tias, as amigas... Vendo bem ele não é filho delas! Agora o Pai!!!
É como quando falamos da limpeza da casa... "Ah, o meu marido ajuda-me!"... Qual ajuda?! Ele faz nada mais que a sua obrigação! Essa coisa da ajuda ficou lá bem atrás no tempo da Maria Cachucha em que as mulheres não trabalhavam e não tinham mais nada que fazer senão limpar a casa e cuidar dos filhos... Agora quando nós trabalhamos tanto ou mais que eles, porque raio é que continuam a considerar ajuda?!
Cá em casa ninguém ajuda ninguém! Cá em casa também não há divisão de tarefas... Cá em casa, quando há coisas para fazer, aquele que estiver mais disponível ou menos cansado faz! Ponto final!
Desde aspirar, a limpar o pó, lavar janelas, fazer jantar ou arrumar a cozinha, tudo é tarefa dos dois.
E com o filho, o principio é o mesmo! Não considero que o Sr. Pai da criança me ajude com o bebé... Afinal de contas, ele é pai dele não é?!
E verdade seja dita, ele nunca se fez de esquisito. Fica com o filho sempre que for preciso... Muda fralda, dá banho... tudo!
E meninas, por favor, não caiam no erro de não os deixar fazer seja o que for porque "fazem mal"! Se o fizerem não só estão a desmotiva-los a fazerem novamente como estão também a sobrecarregar-vos a vocês próprias!
Se as primeiras fraldas que o Pai trocou ao Vasco ficaram bem postas?! Claro que não... Mas não é por isso que o Gato vai às filhoses... Agora já é profissional! Pensem que o instinto perfeito que nós temos para cuidar de bebés, não é tão ...chamemos-lhe eficaz, nos homens. Eles precisão de mais treino... E o bebé não é órfão de Pai, pois não?!
E sinceramente, há poucas coisas que saibam melhor para uma mãe em casa ao fim de um dia inteiro com o bebé, que deixá-lo um bocadinho com o pai nem que seja para ir lavar a loiça... qualquer coisa! O desprender um bocadinho... É bom para vocês, para o pai e até mesmo para o bebé! Lembram-se que não vão poder ficar agarradas a eles o resto da vida?!?! Mais tarde ou mais cedo eles terão que ir para a escola, ou creche ou ama, e terão que os "largar", certo?!
Deixem os Pais serem pais! E Pais, sejam pais! Ser pai não é só fazê-los... não é pagar contas... não é só brincar com eles... Ser pai é muito mais! Ser pai, é ser segunda mãe! Ser pai é ser pilar! Ser pai, é ser o super-homem da casa!
Sejam pais e não "ajudas!"

(sossolteiros.bol.uol.com.br)

Comentários

Mensagens populares