“No meu tempo também se criavam crianças”



Já ouvi esta frase várias vezes. Normalmente no contexto da resistência dos “mais antigos” a aceitarem que as coisas mudaram, e o que era antes, não é agora.

Há muita resistência por parte das nossas mãe/tias/avós para todas as coisas que fazemos, ao criar e educar uma criança, que são agora tão diferentes do que foi em tempos.

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!” e não só.

Há muito do que era “normal” há uns anos atrás que é agora completamente abolido.

Veja-se a alimentação: Nunca foi o caso lá em casa, mas há todo o role de adultos que foram em tempos crianças alimentadas com mioleira, fígados, e todo o tipo de vísceras de animais. É o que era bom para eles. Hoje sabe-se que as doenças estão nos órgãos pelo que estes deixaram de ser recomendáveis...

Há uns anos atrás, não se devia pegar nos bebés na vertical porque “a coluna era muito frágil”. Os bebés ficavam nos berços deitados até bem tarde. Hoje sabe-se que estimulando, os músculos vão desenvolvendo, e os bebés começam a sentar-se e levantar-se cada vez mais cedo.

Até há bem pouco tempo as primeiras sopas eram dadas nos biberões para os bebés não se engasgarem. Agora damos-lhes legumes inteiros para as mãos aos 6 meses de idade.

São coisas…

O problema é a ladainha que nós mães temos que ouvir, de cada vez que falamos em ideias “dos tempos modernos” em frente aos mais antigos.

Parece que ficam até chateados, ou ofendidos, como se tivéssemos a acusá-los de alguma coisa, o que não é verdade. Simplesmente temos o direito de fazer as nossas escolhas.

Parece que a culpa, as comparações e os palpites nem sempre acabam quando os filhos crescem…


Sigam também no Instagram


Comentários

Mensagens populares