#12 Mães há muitas! – Pais separados!

Os filhos fazem-nos pensar de outra forma! Somos capazes de incríveis sacrifícios por eles. Há por aí muitas mães, que vivem relações infelizes, apnas pelos filhos. Porque não querem ter que os “dividir”. Passar uma semana com o Pai, longe da Mãe parece uma missão impossível para muitas mulheres, e assim vão ficando, em vidas que não as deixam felizes! Dar o passo em frente, não é fácil. E muitas demoram muito tempo para o conseguir, mas diz quem o deu, que foi o melhor que fizeram.
Apresento-vos a Xana:

*Quem é a Xana, além de mãe do Gustavo?
A Xana é uma menina de 36 anos que muito cedo percebeu que o mundo não é feito de Castelos e príncipes encantados.
A Xana é amiga do amigo, e não sabe viver com o copo meio cheio quando dá, dá tudo porque se é para ser pela metade mais vale não ser, e pela intensidade com que vive a vida acaba por gostar de vestir capa de " super mulher " ou seja nunca mostra o lado fraco e sensível, agarra a vida pela frente e quanto mais dizem que ela não vai conseguir, mais vontade tem de conquistar.
E depois nos momentos sozinha é quando o mundo as vezes desaba, sofre, chora, desespera e volta a enfrentar a vida porque no fundo acredito sempre que melhores dias virão e um dia tudo vai ficar bem .

*Estás separada do Pai do Gustavo, alguma vez pensaste não te separar apenas pelo bem do teu filho?
Sim, até porque vivi 5 anos com o Pai do Gustavo, porque achava que não tinha o direito de privar o meu filho de crescer com a mãe e o pai e estava disposta a fazê-lo até o Gustavo ser grande e ter idade para perceber o que poderia levar o pai e a mãe não viverem juntos. Isto porque embora não me sentisse feliz, sentia que tinha essa obrigação até porque o Pai do Gustavo é dentro dos parâmetros normais um bom Pai, e não queria sacrificar o Gustavo pela escolha que eu mesma tinha feito.

*Achas que tomaste a decisão correcta?
Eu pensei milhares de vezes em tomar essa decisão mas surgiam me milhares de duvidas, o pânico de algum dia lhe faltar alguma coisa, o medo de ele um dia me mandar a cara, e vê-lo feliz era o mais importante, mas sem eu controlar aconteceu até porque a decisão partiu inicialmente do Pai do Gustavo e hoje penso que nunca devia ter adiado nunca essa decisão, porque era um fardo demasiado pesado e eu não estava feliz logo não conseguia fazer o meu filho feliz, por isso sem dúvida foi a melhor decisão.

*Ser mãe e pai é desafio para qualquer um?
É um desafio enorme, quando somos mães olhamos para aquele ser maravilhoso que carregamos e amamos por 9 meses e pensamos ele depende de mim e a tua vida muda, quando fazes o papel de mãe e de pai o peso da responsabilidade triplica, e o medo de falhar de acontecer alguma coisa é gigante. Eu não podia ficar sem trabalho, eu não podia ficar doente eu tinha que contar comigo e só comigo para garantir que nada na vida do Gustavo sofresse com esta mudança, pois o pai do Gustavo nem estava em Portugal.
Mas embora o peso da responsabilidade ser enorme as coisas fluíam de uma forma muito natural e acho que a minha ligação com o Gustavo ficou ainda mais forte .

*Ser Pai é muito mais que pagar as contas?
Ser Pai é muito mais que pagar contas, mas essa resposta deve ser respondida pelos pais que acham que ao transferir x€ para a conta da mãe estão a cumprir o seu papel de pai, porque dinheiro nenhum do mundo paga a tua presença na vida nos nossos filhos estar lá nos bons e nos maus momentos e muito mais importantes que tudo aquilo que o dinheiro pode pagar


*Olhando para trás, do que é que te arrependes?
Isto pode soar muito mal, mas arrependo me da escolha que fiz no momento que quis ser mãe, pois tudo o que aconteceu era previsível, e o que mais queria dar a um filho era estabilidade familiar, e acabei por crucificar a vida do Gustavo. Sempre sonhei e idealizei a vida que tive com a minha mãe, o meu pai e os meus irmãos e para mim assim é que deve ser e isso é algo que nunca vou conseguir dar ao Gustavo.

*Achas que sabes ser mãe?

Se acho que sei ser Mãe, não sei, sei que todos os dias dou o meu melhor, embora seja um enorme desafio porque é das " tarefas " mais exigentes que podemos ter que muitas vezes te levam ao limite mas também te proporcionam momentos de extrema felicidade e de um amor incondicional tão forte que às vezes até assusta de tão forte que é. Mas uma coisa tenho certa, farei sempre o melhor para estar sempre presente na vida do meu filho e para o ver feliz .


Comentários

Mensagens populares