Montessoriando#2 – Torre de Aprendizagem (Com dicas!)

Tal como falei aqui vou seguindo alguns exemplos da pedagogia Montessori. Cá por casa instalou-se uma Torre de Aprendizagem!

A ideia é ele ter uma elevação, onde possa subir e descer sozinho, e chegar à bancada da cozinha onde nos vê tantas vezes.
A avaliar pelo quanto ele gostou do brinquedo que lhe oferecemos aqui, podem já adivinhar que ele ADOROU esta torre de aprendizagem!

Dicas:
  • ·         Foi feita meio, meio pelo Pai. Comprámos um banquinho no IKEA que é a parte de baixo, e o Pai apenas acrescentou a parte de cima.  (banquinho do IKEA aqui).


  • ·         Depois comprámos umas barras de madeira no AKI (atenção, que deve ser comprada madeira tratada para que não tenha farpas) e o Sr. Pai da Criança, tirou medidas, fez uns cortes e uns parafusos depois estava feito.


  • ·         A ideia aqui é ensiná-los a subir e descer sozinho. O vasco num instante aprendeu a subir, o descer é que ainda não se sente capaz de o fazer sozinho. (como subir aqui)


·         Sobre a aprendizagem:

o   Ensinem-nos a subir, mas reduzam nas palavras. Indiquem-lhes o caminho, e não é preciso duplicar a informação ao falar. Claro que podem explicar verbalmente, mas acreditem que o físico vai funcionar melhor.

o   Confiem neles. Claro que sob supervisão mas confiem. Deixem-nos tentar, eles conseguem!

o   Evitem a frustração: Segundo Maria Montessori “Nunca ajude uma criança numa tarefa em que ela se sente capaz de fazer”. Se eles ainda não atinaram, podemos ensiná-los uma e outra vez até que eles aprendam. Após aprenderem, tá feito e aí sim, não devemos fazer algo que eles são capazes. Atenção que ensiná-los não é fazer por eles, ajudem-nos, que chega!


Por cá ele adora! Sente-se integrado, ocupado, capaz! Fica feliz, brinca, e passamos mais tempo juntos. Facilita-me a vida quando são horas de fazer jantar ou arrumar a cozinha, porque assim estamos ali os dois, divertidos!

Sim, ele suja tudo, molha tudo, atira coisas e deixa cair outras tantas, mas tudo isso vale muito em troca do seu sorriso. 






Comentários

Mensagens populares