Tenho saudades



Tenho saudades de ser criança, daqueles tempos que me pareciam tão mais simples.
Tenho saudades de não ter de me despedir das pessoas para sempre. As despedidas eram apenas um até amanhã e ainda assim dava pano para mangas, e choradeiras pegadas.
Tenho saudades de brincar, de correr e saltar sem me preocupar minimamente se iria cair ou não. A queda era o menor dos meus problemas. Aliás a queda implicaria coisas boas... Provavelmente após a queda, tinha direito a colo, atenção e quem sabe gelado ou chocolate, e só por isso quase valia a pena os joelhos esfolados. As quedas de agora não trazem coisas boas...
Tenho saudades de ter todos os meus avós vivos e a tomar conta de nós em todas as férias. Dias sem regras, a brincar de sol a sol, a comer doces até doer a barriga. Saudades dos pais? sim tinha, mas só à sexta-feira quando eles chegavam. Até lá não havia tempo para me lembrar disso tal era a brincadeira.
Tenho saudades fazer jogos no banco de trás do carro, onde não haviam cadeirinhas nem cintos, apenas criatividade para inventar galhofas. Eu sei que é uma questão de segurança, mas porra, tenho saudades.
Tenho saudades da emoção de ficar sozinha em casa, pequena, muito pequena.... Tinha de ser, e o sentido de responsabilidade fazia-me sentir importante!
Tenho saudades das travessuras que fazia com a minha irmã. Quando sabíamos que o mais certo era apanharmos uma galheta, mas ainda assim arriscávamos. Quando partíamos alguma coisa, culpávamos o gato, e a minha mãe fingia acreditar, e a galheta ficava adiada até à próxima travessura... Bolas, que adrenalina...
Tenho saudades de ser criança, onde ser mãe e ser filha não era mais fácil, mas onde não morava a culpa. Saudades desses tempos que me fizeram crescer...



Comentários

Mensagens populares