Quando eu era pequena…



Quando eu era pequena não era preciso controlar as horas de TV ou de telemóveis, porque telemóveis não existiam, e os desenhos animados eram apenas 1 par de horas por dia, e quem não acordasse às 7H da manhã perdia uma boa parte deles.

Quando eu era pequena, não havia TV’s espalhadas pela casa. Partilhávamos uma só, e víamos com entusiasmo e até com a companhia dos vizinhos, o Festival da Eurovisão ainda que nunca ganhássemos ou os jogos sem fronteiras que por sua vez ganhávamos quase todos!

Quando eu era pequena, brincávamos na rua, sem supervisão até à hora de jantar. As mães metiam a cabeça fora da janela e gritavam por nós, e lá íamos a correr para casa.

Quando eu era pequena não jogávamos online porque nada disso existia. Saltávamos à corda e jogávamos ao elástico, enquanto os rapazes faziam batalhas de berlindes. Todos juntos, jogávamos à mosca, ao rei manda, ao stop, ao sirumba, ao mata e ninguém reclamava se levava com uma bola com mais força, nem se choramingavam os joelhos esfolados.

Quando eu era pequena, comíamos Bolicaos e Nestum e ainda bebíamos leite com chocolate dado pela escola. Não havia ninguém intolerante ao leite nem pais preocupados com o açúcar.

Quando eu era pequena o Vitinho era a lei. E “quando a lua acordava”, eram horas de ir dormir.
Sem fitas, sem dramas, sem conversas.

Quando eu era pequena ninguém precisava de se preocupar demasiado com a actividade física, a alimentação, a exposição a écrans, relações sociais ou actividades extra-curriculares.

Quando eu era pequena gastávamos imensa energia porque simplesmente brincávamos, podíamos comer açúcar porque não exagerávamos, dávamos-nos todos bem porque os pais nem se metiam, e não precisávamos de actividades, porque era na rua a brincar que as melhores actividades aconteciam.

Quando eu era pequena, os adultos não faziam falta nenhuma. E o que eu gostava que voltasse a ser assim. Foram anos felizes!

(Imagem: Bored Panda)


Comentários

Mensagens populares