Coisas que se dizem e que me enervam

Não são mais do que clichés. São aquelas coisas que tooooodaaaa gente nos diz, e que mais tarde quando damos por ela, estamos a dizê-las também.

Muitas vezes são conselhos honestos, como que uma dica para que façam aquilo que nós não fizemos. “Faz o que eu te digo, não faças o que eu faço!
Outras, são formas de se enaltecerem a si próprias, como quem diz disfarçadamente “Podias fazer melhor.” (E as grávidas e as mães estão sempre a ouvir estas boquinhas…)

Começa logo na gravidez:

  • Dorme, dorme muito porque depois não podes!– Antes de mais, quem diz que não posso?! Há casos e casos, e no meu caso nunca sofri de privação de sono (Sou uma sortuda!), mas para todos os efeitos, este conselho é só parvo! Uma gravida não vai conseguir dormir 24H por dia nem que queira. Vai dormir o que sente que precisa e mesmo assim corre o risco de ter muito sono quando o bebé nascer…

  • “Deixa o bebé com alguém e vai namorar!” – METAM-SE NA VOSSA VIDA! – Muitas vezes este bitaite é debitado sem sequer saberem se existe “alguém” disponível para tomar conta do bebé. Depois, quem diz que eu quero ir seja onde for, sem o bebé?! Lembro-me que quando o Vasco era pequeno, ouvi tanto disto que começava a sentir-me pressionada para o deixar e ir sair… Parvoíce! Cada mãe com o seu tempo. Respeitem-no!

  • “A casa pode esperar!” – Pois pois, isto é muito bonito mas sabemos bem que não é bem assim. A casa pode esperar, mas quando se chega àquele ponto onde já não há um prato lavado para fazer uma refeição deixa de poder. A loiça tem que se lavar, a roupa idem aspas, e aspirar e limpar o pós são também importantes até pela saúde do bebé! Este cliché é muito giro de se dizer mas o mais difícil de se pôr em prática! A verdade é que temos que aprender a equilibrar!

  • “Tens que ter tempo para ti!” – Outro... Lindo! Tenho sempre a sensação que quem diz destas coisas é porque não tem filhos! Não é que discorde com a frase, mas a verdade é que é mesmo muito difícil conseguir este “tempo”. E muitas vezes, esse tempo até nem é assim tão importante para nós enquanto mães, sendo que muitas vezes preferimos usá-lo em família e não sozinhas. Sim, não nos podemos esquecer a nossa individualidade mas isto é muito mais fácil de dizer do que fazer.

  • “Não o podes deixar fazer isso! ” – Seja dormir na nossa cama, birras, brincar com a comida, querer ver o telemóvel… Enfim… Todas as crianças tem um ou outro comportamento pouco aceitáveis aos olhos dos adultos. E é sempre fácil dizer que a culpa é nossa e que não podemos fazer assim. Em vez de dizer algo tão vago que tal apresentar soluções? É que mais uma vez, falar é fácil…

  • “O teu filho está muito magro/gordo” – Esta é só Ma-ra-vi-lho-sa (só que não). Então o miúdo está magro e eu vou fazer o quê? Enfiar-lhe comida pela goela à força?! Ou se o miúdo está gordo vou proibir um bebé de comer?! Tenham juízo gente! Uma das maiores lutas que os pais enfrentam com um bebé são as confusões à mesa. Seja por comerem demais, como por comerem de menos, muitas vezes as refeições são pequenos dramas. Não precisamos que ponham mais lenha na fogueira.


Assim de repente lembrei-me destas. Já as ouvi a todas. A verdade é que não passam de clichés  de quem não faz ideia do que se passa lá em casa, e não acrescentam nada de bom à nossa vida!
Vamos tentar ser mais construtivos, e em vez de apresentar problemas, tentar apresentar soluções. 
(Imagem: kindredmedia.org)


*Nota: Já sabem que o  Facebook fez algumas alterações e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like - com o Sei Lá eu Ser Mãe
Para continuarem a ver as parvoeiras que práqui vou debitando sigam esta simples Instrução:
1º Na Página do Facebook do Sei Lá Eu Ser Mãe cliquem onde diz:  “A Seguir” e seleccionem "Ver Primeiro"



Sigam-me também no Instagram:

Comentários

Mensagens populares