Os bebés que se portam mal!

Eis uma teoria que me faz muita confusão!
Como é que pode um bebé portar-se mal?! São coisas que vejo por aí e de que algumas mães se queixam! Não, não me estou a fazer melhor nem mais que ninguém, apenas quero apresentar um diferente ponto de vista!
Exemplo: Há uns dias, num restaurante, estava um casal com uma pequena (cerca de 2 anitos) a almoçar. A pequena, impaciente, queria mexer em tudo, derrubou n coisas, e gritava que nem uma louca (Que é como quem diz que nem um bebé de 2 anos)! A certa altura, a mãe, notavelmente cansada, disparou um enorme palmadão no braço da pequena! A pequena desatou a chorar!!!
Vamos lá analisar os factos:
·         A palmada resolveu a confusão que a pequena estava a fazer?
o   Não! A pequena apenas mudou de confusão! Se antes estava irrequieta e a fazer barulho, agora estava a chorar desalmadamente (e com razão) e toda a gente sabe que poucos sons superam a irritabilidade que provoca o choro de um bebé!
·         A pequena aprendeu uma lição?
o   Provavelmente não! A verdade é que as palmadas são comprovadamente castigos pouco eficazes e que poucas vezes ensinam lições aos miúdos!
·         Os pais ficaram mais calmos/menos cansados?
o   Também não! O mais certo é permanecerem irritados até saírem dali e aquela novela toda acabar!
·         Havia outra solução?
o   Claro que sim! Sair um pouco dali com a pequena, para ela ver outros ares e arranjar outra coisa com que se entreter seria o ideal! Se é chato interrompermos o nosso almoço? É! Mas antes de pessoas somos pais! (Um dia exploro melhor o que quero dizer com isto, mas para mim, eles estão primeiro, PONTO!)
·         A mãe é má mãe porque bateu na pequena?
o   Não! Claro que não! Só uma mãe sabe a capacidade de uma criança de nos tirar do sério! E tirar do sério é mesmo isso! É dar por nós a fazer algo que “num estado normal” não faríamos! E as crianças têm esse Dom! Porque na realidade não somos só mães! Somos demasiadas coisas ao mesmo tempo. E eles não sabem isso!
·         A pequena portou-se mal
o   Claro que não, a pequena estava apenas a ser uma criança! Uma criança que não tem noção do chato que é querer almoçar sossegada e não poder. Uma criança que não gosta de estar sossegada. Uma criança que estava estupidamente aborrecida e não sabe lidar com isso. Uma criança que não sabe que em certos momentos temos que fazer um esforço para nos comportarmos. Uma criança que fez apenas aquilo que qualquer um de nós (adultos) faríamos, se pudéssemos, sempre que temos que fazer algo que não queremos! Uma criança a expressar-se como sabe!

Não condeno, de forma alguma, esta mãe! E também não sou aquela prepotente que diz que “nunca vou dar uma palmada no meu filho”, porque a verdade é que não sei! E a verdade é que eu já o disse…Já disse antes que o Vasco se estava a portar mal, quando não é bem assim que penso!

Ou seja, acredito que os bebés não se portam mal! Os bebés portam-se como sabem! Expressam a sua vontade, da forma que sabem, e de acordo com aquilo que lhes é possível. É verdade que os seus comportamentos nem sempre nos são convenientes, mas temos que tentar ao máximo, ser pacientes, entender que isto é nada mais que aquilo que eles sabem e conhecem e tentar respeitar também as suas vontades, afinal, são só bebés!
(Imagem: cuidardebebe.com)



Comentários

Mensagens populares