Ainda há boas noticias

Nunca escondi aqui, a minha desilusão quantos às leis que vigoram no nosso país para quase tudo o que implica ter um filho. 
Um pouco de tudo, desde os ridículos incentivos à natalidade que falei aqui, à falta de protecção da grávida e puerpera de que falei também aqui, passando pela falta de apoios da Segurança Social para a qual passamos uma vida a descontar, pela licença de Maternidade que é curta demais (assinem a petição para o aumento, aqui), até mesmo à falta de humanização do parto para que não aconteçam partos como o meu que vos contei aqui.
Mas nem tudo são más notícias:

As grávidas vão finalmente poder ter alguém presente em caso de Parto por Cesariana!

Este era um dos meus maiores medos... Estar num Bloco Operatório, sozinha enquanto o meu filho nascia!
E foi esta uma das minhas maiores frustrações. Foi precisamente isso que aconteceu. Quando dei conta, estava sozinha, gelada, amarrada, engasgada com o meu próprio choro enquanto sem que eu visse nada, me "arrancavam" o meu bebé da minha barriga! Foi este um dos motivos que levou a que o nascimento do meu filho não tenha de todo sido um momento bonito... Nada!

Sentia-me perdida, sozinha, desamparada! Naquele momento, dava tudo para que o Sr. Pai da Criança estivesse comigo! Ele tentou... Sabia do meu medo, e ainda foi pedinchar ao médico, antes de este entrar no bloco. Mas o próprio médico o disse: "Não posso mesmo, é contra as regras do hospital" 
Claro que não podia... Para deixar entrar a ele, teria que deixar muitos mais. E a lei não estava definida para tal. 
Certo que tinha uma doce anestesista, junto a mim, a acariciar-me a cara e a tentar acalmar-me, mas esta doce moça (a quem nem consegui ver a cara de tão turvos estavam os meus olhos) não deixava de ser uma estranha! Uma pessoa que não conhecia, e afinal, o meu filho estava a nascer!
O Sr. Pai da criança, desgastava o chão lá fora, de andar de um lado para o outro sem fazer puto de ideia do que se estava a passar... Injusto para ele... Ele é Pai, tem direitos!

Assim, hoje marca-se o dia em que isso muda! 

Caso não haja uma situação clínica que o impeça, com a prévia autorização da mãe e o manifesto desejo do Pai, vai passar a ser possível que os Pais (ou uma "pessoa significativa") assistam e acompanhem a mãe durante uma cesariana!

http://economico.sapo.pt/noticias/pais-vao-poder-assistir-a-partos-por-cesariana_247503.html

Mais detalhes aqui

Estou tão feliz com esta noticia!!! Tão mas tão.... 
(Já faz ver a possibilidade de um mano duma forma bem melhor!)


(Imagem:www.eumae.pt)


Comentários

Mensagens populares