Coisas que aprendo com ele.


Ser mãe faz de mim melhor? Faz. Muito melhor. 

Ao ter noção que estamos a educar e formar um ser, só posso dar o melhor de mim. E ainda que sinta que o estou a ensinar, é ele que na sua pureza me ensina todos os dias.

Aprendi a aceitação.
Não julgar ninguém, porque nunca sei a história por trás daquele pai que grita, daquela criança que faz birras ou daquela mãe cansada. Também eu já tive certamente comportamentos que à primeira vista podiam não ser claros aos olhos alheios.

Aprendi a não comparar. Nada nem ninguém. Se um filho nos considera incomparáveis com qualquer outra pessoa, porque havíamos nós de fazer o contrário com eles?

Aprendi a apreciar os detalhes. Que nenhuma pressa compensa, e perdemos imenso quando nos deixamos levar por ela. Aprendi a apreciar a chuva, as flores, e até as pedras da calçada e aprendi que com tempo, o dia-a-dia tem outro sabor.

Aprendi que não há limites para a imaginação. Podemos sonhar e imaginar todo o mundo que quisermos, e durante uns minutos que sejam ser felizes, a viver um sonho por mais distante que pareça.

Aprendi empatia. A colocar-me verdadeiramente no lugar do próximo. A pensar que “se fosse comigo iria gostar?”. A pensar nos sentimentos. E como uma palavra, mesmo sem intenção pode magoar alguém.

Aprendi a pedir desculpa. Aprendi que um pedido de desculpa pode ser mágico e aprendi a valorizar cada pedido de desculpa muito mais que antes. Aprendi que um pedido de desculpa sincero chega.

Aprendi a aproveitar cada dia. A viver tudo em cada dia. A dar valor a cada dia. Se amanhã estaremos cá, não sei, por isso resta-nos fazer de cada dia o melhor que conseguimos, sem deixar nada por dizer para amanhã.

Tudo isto faz de mim melhor. E tudo isto são coisas que ele me ensina, um bocadinho mais, todos os dias.



Comentários

Mensagens populares