Conselhos para uma mulher prestes a ser mãe


Querida futura mãe,
Antes que chegue o tão esperado dia, em que o teu bebé nasce, deixa-me dizer-te umas coisas que a mim ninguém me disse:

*Antes de mais, quero dizer-te que não vale a pena idealizares mil coisas em relação ao parto porque imprevistos acontecem. Lê e informa-te, mas tens que estar preparada para que nem tudo corra como idealizas. Não te vou dizer que dói ou não, que é difícil ou fácil, porque todas somos diferentes e é isso que deves ter presente. Não te assustes com histórias horrorosas, não vale a pena.

*Fica a saber também que na primeira vez que vires o teu bebé, podes não ouvir o canto dos anjos e não ver arco-íris e unicórnios. Não te sintas mal por isso. O parto é um momento intenso, e tens toda uma vida pela frente para amar o teu bebé, e certamente que o vais amar mais que tudo, mesmo que não seja assim naquele segundo.

*A primeira vez que te levantares após o parto, é um autêntico evento. Requer calma, tempo e preparação. Tu consegues!

*Amamentar pode ser um desafio. Pode não ser fácil e simples como devia ser. É um processo de aprendizagem…

*Os baby-blues existem, e não são uma treta inventada pelas mães. Prepara-te para, uns dias após o parto, haver a possibilidade de chorares até te fartares. Podes chorar mesmo muito, e sentir uma enorme angústia. O lado bom, é que depois passa!

*Não tenhas pressa. Não tenhas pressa de voltar a vestir as mesmas roupas, de voltar a sair, de voltar ao que a vida era antes. Na verdade, a vida tal como ela era nunca volta a ser, mas terás muitas outras coisas. Leva o teu tempo com calma e não deixes que ninguém te pressione.

*Não te deixes convencer. Não deixes que te digam que não sabes, ou que não fazes o melhor para o teu bebé. A melhor pessoa para preencher as suas necessidades és tu, e não permitas que sugiram o contrário.
*Aceita ajuda. Seja a ajuda da tua mãe com a casa, da tua irmã para ficar umas horas com o bebé, ou da tua amiga que simplesmente te faz companhia. Aceita!

*Não tentes ser supermulher. É só uma personagem de ficção e não é real. Não tentes porque apenas te vais cansar e frustrar. Faz o que podes, dá o teu melhor e acredita que será suficiente.

É uma aventura é certo. Mas esta é uma aventura sem heróis, apenas com pessoas reais. Acredita em ti e tudo te correrá de feição. Esta é a história da tua vida, faz dela uma história feliz! 



Sigam também no Instagram: https://www.instagram.com/seilaeusermae/

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares